segunda-feira, 30 de maio de 2022

 

Poluição do solo

 

Antes de mais nada, devemos saber como é a formação do solo? A formação do solo é realizado pela ação das chuvas e do vento na degradação de rochas e restos de animais e plantas como matéria orgânica.

 o solo é a camada mais fina da crosta terrestre, e infelizmente, é bombardeada por grandes toneladas de dejetos industriais e domésticos todos os dias.

 A poluição do solo acontece devido a  contaminação  através de resíduos sólidos de lixo industrial, doméstico e agrícola que demoram para se decompor. Alem disso, há contaminação do solo por resíduos líquidos como poluentes de esgoto doméstico, despejos industriais ou vazamento de agrotóxicos em plantações de lavoura que contaminam lençóis subterrâneos.

 Também, Não podemos esquecer dos famosos lixões que recebem sem controle, diariamente, o lixo urbano gerando o conhecido liquido tóxico: o  chorume - um dos agentes agressores do solo o qual decompõe sua mateira orgânica sobre a terra. tambem, a mineração, desmatamento e queimadas são uma das degradações presentes em nosso solo.

 Contudo, ha medidas cabíveis que tanto os governantes como nossa sociedade pode ao menos reduzir esse tipo de poluição. Como pór exemplo,  conscientizar a população, principalmente, os que vivem em comunidades próximos aterros sanitários e esgostos sobre a poluição desmedida nesses lugares, conscientizando-os sobre suas responsabilidades com o meio ambiente

 Também, não podemos esquecer das empresas que discaradamente, jogar seu lixo industria em qualquer lugar, o viável é cobra mais dos governos locais multas astronômicas para empresários inescrupolosas, e ensiana-las como cuidar do seu lixo industrial, ou vocês não concordam comigo?

 Bem, pessoal, sobre a poluição do solo, já temos uma boa noção, agora, abordaremos a poluição das águas, vamos, la


Poluição das Águas

  

O maior Patrimônio Natural que a humanidade é submissa para sua sobrevivência é o Patrimônio Hídrico “água”. Contudo, nestes últimos anos temos visto, esse único recurso sendo desperdiçado e poluído de uma forma extrema e antinatural.

Nossa superfície terrestre é coberta de 75% de água; a maior parte representada pelos oceanos: Atlântico, Indico e o Pacifico; e a menor  parte por lagos, rios e riachos que são dependentes de chuvas em regiões tropicais como o Brasil ou descongelamento de neves em regiões de  altas montanhas  como em alguns lugares nos Estados Unidos e em Israel.

Mesmo dependendo de fatores climáticos como chuvas ou descongelamento de geleiras, há muitos que desperdiçam e poluem, indiscriminadamente, como as gigantescas empresas de mineração, agropecuária e industrial. Essas companhias despejam resíduos de substancias químicas sobre as margens de córregos que levam para os rios, mares prejudicando a sobrevivência do ecossistema.

Já Nas cidades; os responsáveis são os moradores urbanos e seus esgotos domésticos que são os principais agressores de riachos, rios e lagos como também todos os seus mananciais

 É bem comum vermos mananciais fontes de água sendo criadouros de agentes patogênicos como bactérias, protozoários e vermes. Com isso a população, inclusive crianças, que mora as margens de córregos de esgoto são prejudicadas e afetadas por doenças como verminoses.

 Bem, pessoal, e esse povo ainda não aprende! Enfim, chegamos ao final do nosso vídeo, gostou der um like ai, comente, compartilhe, inscreva no canal e ative o sininho. Ate mais

Gostou, Curte e Compartilhe na Rede!

Nenhum comentário:

Postar um comentário